Novidades

Alcoolização de Nódulos de Tireóide: uma opção terapêutica à cirurgia

Em 2009, o Dr. Fábio Copette apresentou sua experiência em alcoolização por Injeção Percutânea de Etanol (IPE) guiada por ultrassonografia como opção terapêutica para nódulos tireoidianos sólidos, císticos e autônomos no 4o Congresso de Endocrinologia e Metabologia da Região Sul. Na época, havia realizado procedimento em 57 pacientes, totalizando 171 sessões de alcoolização. A repercussão foi muito positiva. Especialistas consagrados do estado e de nossa cidade, como a Dra. Adriane Coelho, Dra. Maristela Beck, Dr. Marcos Troian, Dr. Alexandre Pagi, entre outros, têm referido vários pacientes. Atualmente, o Dr. Fábio conta com um total de 155 pacientes, totalizando 473 procedimentos.

Vários fatores contribuíram para este crescimento, como o fortalecimento da Modalidade Terapêutica. Na literatura médica já são 136 artigos publicados no mundo inteiro com séries de casos e estudos bem controlados de Centros de Referência em Patologia Tireoidiana. Todos os artigos comprovam que a injeção intranodular de etanol é uma alternativa segura e eficaz no tratamento de nódulos sólidos (autônomos ou não) e císticos da tireóide, uma vez excluída as contraindicações para o procedimento.

Vários serviços de referência em tratamento de Patologia Tireoidiana já incluem como opção terapêutica esse procedimento. Citamos, entre eles, o Grupo da Disciplina de Endocrinologia da Escola Paulista de Medicina, que tem como pioneira a Dra. Elizabeth Xavier Bianchini, já contando com mais de 10 anos de experiência e excelentes resultados e o Serviço de Tireóide da Universidade Federal do Paraná, comandado pelo Dr. Hans Graf, autoridade reconhecida mundialmente pela excelência no tratamento de doenças tireoidianas, também com mais de 10 anos de experiência neste procedimento.

Agende uma avaliação. O procedimento é realizado todos os dias da semana aqui na AnaSkin!

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está pronta para te atender!
👋 Olá, como podemos te ajudar?