Novidades

Cuidados na menopausa: saiba como manter sua pele saudável nesta nova etapa

A menopausa é uma etapa muito importante na vida de algumas mulheres. Como toda grande mudança, ela é cercada de incertezas — o que a torna temida por quem está se aproximando dos 50 anos. Após a última menstruação espontânea, é comum sentir os efeitos de várias modificações ocorridas no organismo, inclusive na pele. Mas calma, é possível mantê-la saudável com alguns cuidados e adaptações da sua rotina.

 

Mantenha sua pele saudável com alguns cuidados e adaptações da sua rotina.

Pele sensível

Causa: Nos primeiros 5 anos após a menopausa, a mulher pode perder aproximadamente 30% do colágeno da pele o que, além da flacidez, também se reflete na pele mais seca, fina e frágil.

Como tratar: Para minimizar estes efeitos, o cuidado com a alimentação é fundamental. Ingerir uma quantidade diária adequada de ômega-3, vitaminas, fibras e minerais é importantíssimo, assim como beber pelos menos 2 litros de água para manter a hidratação. Os dermoscosméticos com propriedades antioxidantes também devem fazer parte da sua rotina diária de cuidados, pois ajudam a estimular a produção de colágeno, além de manter a nutrição da pele. Por fim, os tratamentos estéticos são opções poderosas para quem busca o rejuvenescimento da pele com resultados naturais. Na AnaSkin oferecemos diversas opções de procedimentos com efeitos excelentes em peles maduras, como o Sculptra, o Venus Legacy e o MD Codes. Além disso, temos uma novidade na clínica: o ULTHERAPY ®, uma tecnologia de última geração para tratar a flacidez e proporcionar efeito lifting com apenas1 sessão (saiba mais aqui). Na sua avaliação inicial, organizamos um planejamento facial e corporal para definirmos quais são os melhores tratamentos para a sua pele.

 

 

Flacidez, rugas e linhas de expressão

Causa: A diminuição da produção de estrogênio é normal nesta fase da vida, o que acaba reduzindo também a produção de elastina e colágeno, responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele. Com isso, as linhas de expressão se salientam na região da face e as ruguinhas se tornam mais profundas. O “efeito buldogue” também se intensifica com a diminuição dos coxins de gordura que dão sustentação e volume ao rosto.

Como tratar: Além da hidratação diária com produtos dermocosméticos adequados, aqui na AnaSkin trabalhamos com procedimentos que estimulam a produção de colágeno, preenchem as regiões da face com perda de gordura e melhoram o aspecto da pele. O Sculptra é um bioestimulador de colágeno, indicado para devolver a firmeza à pele (confira neste vídeo como ele funciona) e pode ser complementado pelo Preenchimento (saiba mais sobre as diferentes densidades e usos do ácido hialurônico aqui) e pelo MD Codes, que leva em conta não apenas o envelhecimento da pele, mas principalmente o do tecido gorduroso (veja o vídeo e saiba tudo sobre este queridinho das nossas pacientes ). Além deles, agora você também pode contar com os resultados surpreendentes do ULTHERAPY ®, que trata a flacidez em apenas 1 sessão. Assim como nas peles mais jovens, as aplicações de botox são sempre muito bem-vindas. O que muda agora é a frequência de aplicação, que pode exigir intervalos menores entre uma e outra.

Manchas na pele

Causa: Com a idade, muitas pessoas percebem o aumento no número de manchinhas marrons em áreas mais expostas, como rosto, colo, braços e mãos, principalmente em peles mais claras. Mas, ao contrário do que é comum pensar, as manchinhas senis não estão ligadas nem a idade em si nem às alterações hormonais da menopausa. Elas são melanoses solares, resultado do efeito cumulativo do sol durante toda a vida.

Como tratar: O filtro solar é um item indispensável em qualquer fase. Em mulheres de pele mais madura e fragilizada após a menopausa este cuidado deve ser redobrado. Além disso, a exposição solar excessiva aumenta a produção de radicais livres que intensificam o envelhecimento da pele, diminuem sua elasticidade e luminosidade. Evite os horários de maior incidência do sol e opte por filtros com fator de proteção mais alto, a partir do 50. Se você já tem manchinhas e deseja tratá-las, confira aqui como o Spectra Laser atua na minimização e revitalização da sua pele.

 

 

Olheiras

Causa: As olheiras podem se manifestar de formas diferentes e são decorrentes de vários fatores. Com a flacidez e a perda de gordura facial comuns no período após a menopausa, é possível que a aparência das olheiras seja acentuada. As alterações do sono e do metabolismo também podem contribuir para este quadro.

Como tratar: Cada tipo de olheira requer um tratamento diferenciado. As olheiras com bolsas e flacidez, por exemplo, são resultado do acúmulo de líquido e gordura na região periorbital e podem ser tratadas, em casos mais leves, com Laser CO2, radiofrequência, e ultrassom microfocado. As olheiras pigmentares, caracterizadas pelo escurecimento da região, apresentam melhores resultados com o Spectra Laser. Já as olheiras de sulco profundo resultam da diminuição dos coxins de gordura e podem ser tratadas com preenchimento com ácido hialurônico. Uma avaliação criteriosa é necessária para determinar qual é o seu tipo de olheira (ou se você possui a combinação de mais de um tipo) para a indicação do tratamento mais adequado. Confira no vídeo da nossa série Beleza com Conteúdo mais detalhes sobre os tratamentos para olheiras da AnaSkin.

A menopausa é apenas uma fase, assim como todas as outras que fizeram e farão parte da nossa vida. Encare esta transição de maneira positiva e tranquila, fazendo as adaptações necessárias na sua rotina para garantir o seu bem-estar. Quanto mais cedo você repensar seus hábitos e iniciar seus tratamentos estéticos, melhores e mais visíveis serão os resultados na sua pele.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!

📍 Rua Paraíba, nº 90
☎ 3026 4455
📱 Whats: bit.ly/FalecomAnaSkin

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está pronta para te atender!
👋 Olá, como podemos te ajudar?