Novidades

Da clínica para a cozinha: alimentos que vão deixar sua pele mais saudável

Você certamente já ouviu a expressão “Você é o que você come.”. Bom, quando falamos sobre pele, isso é uma verdade incontestável. Na maioria dos casos, a má alimentação se reflete em poucos dias (quem nunca comeu frituras ou chocolates gordurosos à noite e acordou com uma bela espinha no meio da testa no dia seguinte?). Da mesma forma, a alimentação saudável pode ajudar a manter a pele saudável, macia e revigorada.
Quer saber como levar o seu tratamento de pele da clínica para a cozinha? Confira abaixo em quais alimentos você deve apostar e de quais deve fugir para manter sua pele sempre linda!

 

Em quais alimentos você deve apostar

Invista em alimentos que ajudem a hidratar a pele.

Folhas verde escuras: elas têm propriedades antioxidantes e combatem os radicais livres que causam o envelhecimento da pele.

Água e frutas: a hidratação da pele também se dá de dentro para fora. Beba ao menos 2 litros de água por dia e opte por frutas que possuam grande porcentagem de água em sua composição, como abacaxi, melancia, melão, kiwi e abacate.

Oleaginosas: além de saborosas e práticas para um lanchinho rápido entre as refeições, as oleaginosas também proporcionam diversos benefícios para a pele. As nozes são a opção mais rica em ômega-3 e ômega-6 que, quando equilibrados, podem reduzir inflamações na pele. Elas também possuem vitamina E, selênio e vitamina C, que atuam como antioxidantes e protegem a pele do dano oxidativo. As sementes de girassol também possuem ômega-6 e atuam na espessura, hidratação e flexibilidade da pele.

Batata doce: os alimentos de cor laranja, como cenoura e mamão, não são os únicos ricos em betacaroteno. As batatas doces são fontes ricas do carotenóide e ajudam a proteger a pele do sol e do envelhecimento precoce.

Pimentão vermelho e amarelo: assim como a batata doce, possui altas taxas de betacaroteno. Também é rico em vitamina C, responsável pela formação de colágeno protéico, que diminui o ressecamento e proporciona firmeza à pele.

 

De quais alimentos você deve fugir

Não consegue ficar sem uma batatinha frita? Dê preferência a opções de fritura sem óleo!

Açúcar: nós já sabermos que o açúcar tem efeitos negativos no corpo, mas nem sempre pensamos em como ele se reflete na pele. Além de atuar sobre o sistema digestivo e acidificar o sangue, o açúcar também é responsável pelo processo de glicação, que afeta células nervosas e proteínas de longa duração — como o colágeno e a elastina, responsáveis por manter a pele firme. Nesta reação, a molécula de glicose soma-se a estas proteínas e as quebra, trazendo resultados tão danosos quanto os radicais livres (como a formação de rugas e perda de elasticidade). Motivos não faltam para trocar o doce por uma fruta na sobremesa, não é mesmo? Saiba mais sobre esta reação neste post do Dermaclub.

Alimentos congelados e processados: práticos, de preparo rápido… e ricos em sódio, fosfato e conservantes. O sódio provoca a retenção de líquidos e inchaço, enquanto o fosfato acelera o envelhecimento da pele. Sempre que possível, opte por comidas caseiras que, além de mais econômicas, são mais saudáveis.

Bebidas alcoólicas: como já falamos nesta publicação sobre cuidados essenciais para manter a pele saudável depois dos 40 o álcool desidrata a pele e a faz perder o viço. Isso ocorre pois para cada molécula de álcool metabolizada são necessárias nove moléculas de água — que o corpo busca em todos os tecidos, inclusive a pele. Então fica a dica: depois do happy hour, capriche na hidratação!

Frituras: quem tem a pele oleosa e acneica deve passar longe delas sempre que possível. Além de aumentarem o risco de doenças cardiovasculares, as frituras alteram as propriedades dos alimentos e deixam a pele ainda mais oleosa. Opte por alimentos assados ou grelhados.

 

Tratamentos estéticos são sempre uma ótima opção para quem quer uma pele bonita e saudável, mas sozinhos não são o suficiente! A alimentação e os hábitos diários são parte fundamental de cada procedimento realizado na AnaSkin e devem ser um item indispensável no seu Planejamento Estético Facial.

Agende sua avaliação!
📍 Rua Paraíba, nº 90
☎ 3026 4455
📱 Whats: bit.ly/FalecomAnaSkin

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está pronta para te atender!
👋 Olá, como podemos te ajudar?